Aluna do ISCA Faculdades implanta horta vertical no Asilo João Kühl Filho

Espaço produz ervas para chás e temperos para utilização dos idosos

Ao conhecer o Asilo João Kühl Filho, no ano passado, Annie Gabriella Fernandes, técnica em Química e aluna do 4° semestre do curso de Engenharia Ambiental do ISCA Faculdades, de Limeira, ficou sabendo da vontade dos idosos de ter à mão ervas para fazer chá, temperos e hortaliças. Surgiu então a ideia de instalar na entidade uma horta vertical, à qual eles tivessem acesso com facilidade.

 Com supervisão de Luciana Savoi Rossi, coordenadora do curso, e da bióloga Clarita Saccon Santonino, Annie acaba de tornar seu projeto realidade. Hoje, plantas como hortelã, menta, marcelinha, cebolinha e coentro, produzidas de forma orgânica em garrafas pet afixadas em uma parede, estão à disposição dos idosos. Assim, o projeto Horta Ecológica para a 3º Idade reúne vários benefícios: alimentos de qualidade, reaproveitamento de recicláveis e revitalização de um espaço do asilo.

 “Com a implantação de uma horta orgânica e sustentável para os idosos do asilo, é possível resgatar a importância do contato direto com a água, a terra, o Sol, as plantas e os alimentos, ampliando a sensação de vitalidade em todos, seja pela manipulação direta na natureza, ou indiretamente, já que a energia e o equilíbrio do corpo e mente são estimulados”, diz Annie.

 A estudante diz que, futuramente, será feita uma composteira para a produção do adubo orgânico que será utilizado na horta. Atualmente, o adubo tem sido doado pela Hípica de Limeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *