Biblioteca

A Biblioteca “Prof. Dr. Alfonso Trujillo Ferrari” do Instituto Superior de Ciências Aplicadas, re-inaugurada no ano de 2000, é registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª região sob número 2879. Funcionando como fonte de consultas e referências, a Biblioteca cumpre um importante papel na formação e na vida profissional do educando, constituindo-se uma das grandes possibilidades laboratoriais para o aprendizado acadêmico. Com uma área de 600m2, atende a alunos, professores e funcionários e se coloca a disposição de toda comunidade para consulta, oferecendo os recursos de pesquisa disponíveis.

[URIS id=202]

Oferece como suporte de ensino a toda comunidade acadêmica, uma sala de multimídia com TV e vídeo permanente. A biblioteca oferece, sala de leitura individual, salas de leitura em grupos, sala de multimídia, espaço reservado para exposição e leitura dos últimos números dos periódicos recebidos, espaço para acesso aos terminais de consulta, balcão de informações e empréstimos, área administrativa e área reservada ao armazenamento do acervo.

Com acervo constituído de livros, teses, monografias, periódicos, obras de referência, disquetes, bases de dados em cd-rom, é de livre acesso e oferece através de URL: www.iscafaculdades.com.br, onde através do ícone “biblioteca” o usuário poderá efetuar pesquisa e reserva da obra. Organizacionalmente, a biblioteca “Profº Dr. Alfonso Trujillo Ferrari” esta subordinada a Diretoria Acadêmica, e caracterizada como órgão suplementar. Está setorizada para o atendimento ao público e processamento técnico. O processamento técnico, da biblioteca, adota o sistema de classificação de assunto CDD (Dewey Decimal Classification, edition 21) e a classificação de autor pela CUTTER – Sanborn Table. As obras são catalogadas segundo as normas do AACR2 (Anglo American Cataloguing Rules, 2ª edição). Por esse sistema estão reunidos, no mesmo local, materiais que enfocam o mesmo assunto em ordem alfabética por autores e títulos.

O plano de expansão e atualização do acervo é possível mediante a dotação orçamentária correspondente a 1% do orçamento anual do Instituto Superior de Ciências Aplicadas – ISCA Faculdades, atendendo às necessidades reais, viabilizando as aquisições para atualização e incremento da biblioteca, e caso haja necessidade para implementação do acervo, esse percentual é complementado.

Os livros, periódicos e multimeios são adquiridos no inicio de cada semestre, observando-se a indicação dos professores (em formulário próprio), a sugestão de alunos (em formulário próprio na biblioteca ou indicação via on-line), e a política institucional, sendo respeitada a proporção indicada de exemplares/alunos de cada curso sugerido pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC, e quando se faz necessário, a indicação da biblioteca na aquisição de exemplares considerados títulos complementares na bibliografia dos cursos, ou na decorrência do resultado das estatísticas de consultas ou empréstimo detectando os títulos que exigem maior número de exemplares, ou ainda, pelo acompanhamento de novos lançamentos editoriais, mantendo o acervo sempre atualizado.