Curso de Gastronomia do ISCA Faculdades recolhe mais de 100 litros de óleo doméstico no Chefs no Parque

Professores e alunos também deram suporte técnico aos cozinheiros participantes

Atendendo a uma solicitação do prefeito Paulo Hadich, o curso de Gastronomia do ISCA Faculdades deu início a um trabalho de suporte em todas as ações realizadas em Limeira em eventos gastronômicos. A estreia dessa parceria aconteceu no Chefs no Parque, que a Prefeitura promoveu nos dias 15, 16 e 17 de abril, no Parque da Cidade.

Nos dias 16 e 17, os alunos do ISCA Faculdades fizeram a coleta de óleo de cozinha usado nas 42 tendas de comida e também de empresas de alimentação e visitantes que levaram o produto até o local. Vinculada ao projeto Limeira Limpa, a ação recolheu mais de 100 litros de óleo doméstico, volume que foi encaminhado a local seguro e correto de descarte. Na tenda do curso, houve a orientação da população sobre a importância de guardar bem o óleo e fazer o descarte adequado.

De acordo com a coordenadora do curso de Gastronomia do ISCA Faculdades, Karen Bressan, o Chefs no Parque também serviu para que os alunos visualizassem como funciona uma feira gastronômica com suas especificidades e desafios devido à localização do evento, com a preparação e venda de produtos fora de um estabelecimento comercial.

Outras ações propostas no evento foram o suporte técnico aos chefs participantes na qualidade de produção e apresentação dos pratos, avaliação pelos alunos junto aos professores dos pratos oferecidos e da estrutura da feira e o feedback aos chefs com as considerações de conformidades e não conformidades de cada estande. Todas as tendas passaram por análise técnica e um relatório final será entregue aos participantes em reunião de fechamento do evento, que acontecerá na Prefeitura.

Participaram dessa iniciativa todos os alunos do curso de Gastronomia, além dos professores Sandro Dias (História da Gastronomia), Manoel da Matta (Higiene e Manipulação de Alimentos) e Rafael Faconi (Introdução à Cozinha) e a coordenadora Karen, que também leciona Tipologia de Restaurantes.

“Muita gente passou pelo nosso estande trazendo óleo de casa e nos questionando sobre o assunto”, conta a aluna Maria Júlia Ferreira, que participou das ações no Chefs no Parque. “Não tínhamos uma noção de quanto iríamos arrecadar, mas, por ser a primeira vez, acho que foi superprodutivo”.

A próxima ação do curso de Gastronomia vai envolver funcionários, professores, alunos e pais, tanto do ISCA Faculdades quanto do Colégio Novo Acadêmico – COC Limeira, para realização de uma coleta dentro do campus que abriga as duas instituições de ensino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *