Engenharia de Produção


17052016-emarketing-engproducao-02Modalidade:
Presencial
Período: Noturno
Horário das Aulas: Segunda a sexta, das 19h15 às 22h45
Duração: 10 semestres
Regime seriado: Semestral

O curso de Engenharia de Produção do ISCA Faculdades foi idealizado para atender as necessidades de um mercado altamente estratégico para o país e para a região de Limeira. Tem como objetivo oferecer aos alunos um aprendizado de alta qualidade apoiado no desenvolvimento de competências e habilidades, para que possam atuar de forma competente no mercado de trabalho.
O curso de engenharia de produção do ISCA Faculdades o aluno se qualificará para atuar em mercado cada vez mais seletivo e dinâmico. Além do preparo para atuar em diversos segmentos industriais e de serviços, será continuamente estimulado ao empreendedorismo. A matriz curricular do curso contempla aulas teóricas e práticas para o aprendizado, treinamento e aperfeiçoamento de técnicas específicas de cada área e disciplina abordada. O quadro de docentes do curso é composto por profissionais com experiência no mercado de trabalho, mestres e doutores preparados para oferecer os conhecimentos mais modernos e atualizados na área e, mais importante, compartilhar experiências da profissão. O curso tem a duração de 5 anos no período noturno e se oferece aulas teóricas em sala e aulas práticas com uma infraestrutura composta por laboratórios específicos e de informática para melhor simular as situações práticas da profissão.
As principais disciplinas que o curso oferece foram pensadas e configuradas para atender as necessidades do mercado de trabalho na área. Assim, as disciplinas de Física, Cálculo, Química, Informática e Introdução a engenharia de produção são exemplos de disciplinas que compõe a etapa básica do curso, um preparo para o que vem depois. No âmbito profissionalizante disciplinas como Pesquisa Operacional, Planejamento e controle da produção, Logística e transportes, Projeto do Produto, Projeto da fábrica, Automação e Gestão de projetos, conduzem o aluno pelo apaixonante caminho da engenharia técnica e tecnológica. Por outro lado, disciplinas como Economia industrial, Engenharia econômica, Finanças, Processos decisórios, Gestão de empresas e Empreendedorismo leva o aluno ao mundo da gestão e decisões, necessários ao engenheiro para prepará-lo a uma importante atribuição de sua profissão: a gestão de empresas e preparo para o próprio negócio. Essas são apenas algumas das disciplinas oferecidas pelo curso.
Além disso, grande parte da disciplinas utilizam laboratórios específicos para o desenvolvimento das aulas. Portanto o curso dispõe de laboratórios de física, química, fluidos, eletricidade, informática, automação, processos, multimídia e muito mais.

Mercado de trabalho em Engenharia de Produção:
O Mercado de trabalho para o engenheiro de produção é bem variado. Por se tratar de um profissional com conhecimentos diversos, como Gestão de Pessoas, Produção, Economia e outros, o mercado absorve essa mão de obra para diversos fins.
Existem diversas oportunidades na indústria em geral, nos setores de mecânica, química, petróleo, civil, siderúrgico, alimentos, eletroeletrônicos e agroindústria, entre outros. O engenheiro de produção é contratado por muitas empresas de manufatura e fabricação, mas também por empresas de serviços.
Os salários variam de cerca R$ 3.000,00 (para recém-formados) até cerca de R$ 12.000,00 (auge da carreira), podendo ainda ultrapassar essas cifras, dependendo da área de atuação do profissional e da demanda de mercado.
O mercado de trabalho, apesar da crise econômica que o país atravessa, encontra-se aquecido para engenheiros de produção. Um fato interessante é o de que a engenharia de produção, dentre todas as engenharias, é a que menos é afetada por crises econômicas e condições adversas de mercado, e também é a que menos perde em termos de desvalorização salarial.
A região de Limeira, por ser altamente industrializada e também muito forte na área de prestação de serviços, absorve com muita facilidade o profissional de engenharia, principalmente o engenheiro de produção.

Diferenciais do Curso de Engenharia de Produção:
O curso de engenharia de produção oferecido pelo ISCA tem como diferencial a sólida formação científica e profissional geral, que capacite o engenheiro de produção a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Assim, o curso tem como proposta a formação ampla e geral, sem ênfases que possam limitar a atuação profissional ou restringir o mercado de trabalho.

Visitas Técnicas para o Curso de Engenharia de Produção:
As visitas técnicas são parte integrante das atividades extra curriculares por se tratar de uma atividade de extrema importância para que o aluno possa integrar os conhecimentos obtidos em sala de aula com as atividades que desempenhará no mercado de trabalho, aprofundando os conceitos abordados no curso. O objetivo é a formação de um profissional com ampla visão da carreira de engenharia de produção.

INFORMAÇÕES

Coordenadoria de Engenharia de Produção

Professor: Marcelo Carlos Barbeli

Telefone: 19 3404 4714

E-mail: marcelo.barbeli@iscafaculdades.com.br