Os moradores das imediações do bairro da Geada foram mobilizados por equipes ligadas ao ISCA Faculdades, Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) e Prefeitura de Limeira, para o “ISCA Cidadania”, que ocorreu no sábado, 28 de outubro. A ação aconteceu no CRAS CEU (Centro de Referência de Assistência Social) com a participação de alunos e professores de vários cursos.
Enquanto alguns estudantes percorreram casas para informar sobre o andamento dos trabalhos, outros estavam de prontidão para atender a comunidade local. A iniciativa teve o objetivo de promover uma ação social e refletir sobre as necessidades da comunidade.
O Serviço Social realizou um diagnóstico sobre as dificuldades enfrentadas no CRAS CEU e também elaborou uma pesquisa sobre a utilização do espaço público para identificar as necessidades da população. O curso de Direito disponibilizou atendimento externo com o Núcleo de Práticas Jurídicas.
A Pedagogia desenvolveu trabalhos voltados para as crianças, como contação de histórias e atividades lúdicas.
O curso de Ciências Contábeis contou com o trabalho do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) para apoiar pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores e entidades.
Já o curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda realizou uma oficina de comunicação com os presentes. “Essa é uma aliança que quem ganha é a comunidade, o poder público pela aproximação com a entidade e população e, os alunos por colocar em prática o que aprenderam em sala de aula”, destacou Ana Maria Sampaio, coordenadora do Serviço Social.
Para a presidente do Ceprosom Maria Aucélia Damasceno, está é uma oportunidade de oferecer mais serviços para a comunidade. “É uma aproximação com o Isca e a comunidade ao mesmo tempo, como meio de disponibilizar conhecimentos teóricos e práticos. Este é um espaço que sempre estará aberto a população”. disse.