"Devemos aproveitar cascas, talos, folhas e sementes no preparo dos alimentos"

8 DE FEVEREIRO 2019

"Gastronomia e sustentabilidade: aproveitamento integral dos alimentos”, foi o tema da palestra ministrada pela Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gastronomia, Dra. Marcia de Francischi, do ISCA Faculdades, nos Cursos de Férias. 

Todos os alunos inscritos no curso de férias do Curso de Tecnologia em Gastronomia receberam informações sobre como aproveitar de maneira integral os alimentos, evitando desperdícios.

“Devemos usar partes não convencionais, tais como: cascas, talos, folhas e sementes no preparo dos alimentos, para que assim, o valor nutricional aumente, principalmente em relação às vitaminas, sais minerais e fibras".

Algumas sugestões foram dadas, por exemplo: aproveitar a casca da banana, que é duas vezes mais rica em potássio  que a polpa, os talos das verduras (espinafre, agrião,) as ramas da cenoura e da beterraba e também as sementes, como a de abóbora torrada.

"Desta maneira, usando os alimentos integralmente, estaremos contribuindo para minimizar as perdas nutricionais, enriquecendo as preparações e também contribuindo para a sustentabilidade do planeta, evitando o desperdício dos alimentos". 

Os participantes assistiram à aula teórica e depois seguiram para conhecer os Laboratórios Gastronômicos: de Cozinha, de Confeitaria e de Restaurante.

No Laboratório de restaurante foram recepcionados pelas alunas Bárbara Pastorello e Julia Bilatto, do terceiro semestre do curso de Gastronomia, e pelos professores Wagner Nereu e Renata Chinelatto de Campos.

Essas alunas usando esse conceito de sustentabilidade na Gastronomia, criaram uma receita com a qual ganharam em primeiro lugar, o concurso "Receita Solidária", competição de culinária beneficente, promovida pela Unicamp, em outubro do ano passado.

A Receita vencedora de Torta de maracujá com geléia de jabuticaba, usando a farinha da casca do maracujá na massa, casca de banana no brigadeiro de cacau 100% (cobertura) e geléia de jabuticaba (usando a casca da fruta no recheio), foi preparada  e oferecida para a degustação a todos os participantes.


 

Todos os direitos reservados
© 2019 ISCA FACULDADES
Top