Diretor do ISCA Faculdades visita universidade na China

4 DE MAIO 2019

 

 

 

O diretor do ISCA Faculdades Limeira, Professor Doutor Marcelo Zambon, visitou, em janeiro, a University of Saint Joseph  (Universidade de São José), na cidade de Macau, na China.

 

A Universidade é uma instituição de ensino superior confessional, católica, criada no ano de 1996. Até 2009, era chamada de Instituto Inter-Universitário de Macau (IIUM).

 

A instituição foi concebida pela Fundação Católica de Ensino Superior Universitário e instituída pela Universidade Católica de Portugal e pela Diocese do município chinês.

 

A universidade é marcada pela influência de seus fundadores, tornando-a uma universidade de amplo interesse da comunidade internacional, sobretudo a portuguesa e a brasileira, no tocante a sua atuação naquela região do globo. É também ligada por laços estruturais, acadêmicos e sociais à atual região administrativa especial de Macau, a Portugal e à China continental.

 

Com base em seu estatuto, os diplomas profissionais atribuídos pela USJ são homologados e reconhecidos pela Universidade Católica Portuguesa.

 

A motivação da visita a universidade foi acadêmica, objetivando conhecer a infraestrutura, em especialmente a biblioteca e sua abrangência com a cultura portuguesa, ou seja, a mesma abrangência que pertence as bases sociais, culturais e universitárias brasileiras.

 

A USJ possui cursos de pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Estudos Religiosos, Humanidades, Negócios (Administração), Leis (Direito), Educação, Ciências, Meio Ambiente e Criatividade Industrial.

 

A universidade conta com três campi em Macau, sendo: o campus NAPE1; o campus Seminário e o campus Ilha Verde.

 

O diretor conta que ficou impressionado com as instalações da universidade e os prédios das bibliotecas, que de acordo com ele, são distintos arquitetonicamente.  

 

 “Uma das características interessantes de Macau são as bibliotecas públicas, que são muito lindas. Embora a predominância das publicações seja na língua chinesa, é possível encontrar diversas publicações em inglês e português", avaliou.

 

Macau e Hong Kong são regiões administrativas especiais da China, sendo Macau conhecida pela influência Portuguesa e Hong Kong pela influência inglesa. Em Macau todos os nomes de ruas e placas estão escritos em português e em mandarim (língua chinesa), porém, encontrar um residente que fale português é um verdadeiro desafio.

Todos os direitos reservados
© 2019 ISCA FACULDADES
Top