A professora Michele dos Santos Lopes Cerqueira, do curso de Engenharia Ambiental do ISCA Faculdades Limeira, explicou em detalhes aos participantes dos Cursos de Férias, o que é o método de compostagem.
Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, que pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico.
A profissional ministrou a palestra “Engenharia Ambiental e Compostagem” e, revelou que a reutilização de resíduos orgânicos no mundo ainda é muito baixa, cerca de 2%, das 200 mil toneladas de lixo produzidas por dia.
De acordo com ela, todo esse material vai para aterros sanitários, aterros controlados e lixões. “Se houvesse uma conscientização maior poderíamos ter uma outra realidade, com a geração de um adubo nutritivo”, reflete.
“50% do nosso lixo é orgânico, podemos reciclar metade do que geramos de lixo diariamente, através da compostagem, amenizando as condições dos aterros sanitários”, avisa a professora.
A Política Nacional de Saneamento Básico diz que em municípios acima de 200 mil habitantes, são gerados em média de 750 gramas a 1,5 kg de resíduos por pessoa por dia.