TURNO \ DURAÇÃO

Noturno - 4 Semestres

LOCAL

ISCA

CARGA HORÁRIA

Segunda a sexta

RECONHECIMENTO

GASTRONOMIA - CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA RECONHECIDO PELA PORTARIA SERES Nº 245, DE 06/04/2018, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO EM 09/04/2018.

O curso superior de Tecnologia em Gastronomia do ISCA Faculdades foi desenvolvido com o objetivo de atender às necessidades do mercado gastronômico e fornecer aos alunos um aprendizado de qualidade, disponibilizando os recursos humanos e físicos para a formação e desenvolvimento de competências e habilidades na área de gastronomia, contribuindo para a formação profissional de mão de obra altamente qualificada e especializada.

É caracterizado pelo foco na relação teoria e prática em uma cozinha profissional, proporcionando aos alunos a oportunidade de experimentar diferentes abordagens teóricas e vivências práticas durante o seu desenvolvimento. Dessa forma, a matriz curricular agrega disciplinas teóricas e práticas, que são ministradas por docentes especialistas, mestres e doutores, que buscam compartilhar suas experiências e conhecimentos específicos para os discentes.

O curso é ministrado no período noturno, e tem a sua organização curricular definida em quatro semestres. As aulas teóricas são realizadas em salas de aula padrão e as aulas práticas são ministradas dentro dos Laboratórios específicos da Gastronomia. Temos três laboratórios: o Laboratório de Cozinha, o Laboratório de Confeitaria e Panificação, e, o Laboratório de Restaurante, sendo utilizados de acordo com a necessidade da disciplina ministrada.

Prezamos pela interdisciplinaridade e para tanto temos atividades práticas orientadas em cada semestre e,  para sua execução, há a necessidade de integração de várias disciplinas. Isso proporciona a oportunidade de aplicação de vários conhecimentos adquiridos durante o curso, na resolução de problemas que envolvem o dia a dia na prática da Gastronomia. 

LABORATÓRIOS GASTRONÔMICOS:

Todos os Laboratórios contam com uma infraestrutura física e equipamentos modernos, possibilitando aos alunos o contato com equipamentos e utensílios necessários para o bom desempenho das aulas práticas. O forno combinado, por exemplo, permite agilizar a cocção de diferentes preparos de alimentos com alta tecnologia (cocção inteligente) e controle.

1) O Laboratório de Cozinha Profissional possui equipamentos de marcas reconhecidas no mercado gastronômico pela sua eficiência e qualidade na produção dos alimentos. Conta com 6 praças, comportando um grupo de 4 alunos /praça. Além de contar com 2 fogões de quatro bocas/praça com coifas, apresenta os utensílios necessários para o preparo e finalização dos diferentes tipos de preparações elaboradas.

2) O Laboratório de Confeitaria foi desenvolvido para o apoio junto às aulas práticas de Confeitaria Básica, Confeitaria Profissional, Panificação e Tecnologia de Alimentos. Também é requisitado para concursos e cursos internos. Conta com vários equipamentos específicos, em especial o forno combinado, e a câmara de congelamento e assamento de pães, além de outros equipamentos de marcas reconhecidas e diversos utensílios necessários para o bom desempenho das aulas ministradas.

3) O Laboratório de Restaurante e Bar foi desenvolvido para integrar o Laboratório de Cozinha e apoio para apresentação de trabalhos, realização de eventos e palestras/workshops; montado com equipamentos para aulas que envolvem serviços gastronômicos, fluxo de restaurante/bar, específicos para treinamento em bebidas (café, vinho, destilados, fermentados) e serviço ao cliente.

ESTÁGIO PRÁTICO:

Os alunos deverão realizar um estágio, que faz parte da matriz curricular, tendo uma carga horária de 120hs no mínimo. Este deverá acontecer em um empreendimento gastronômico, e o aluno seguirá o roteiro fornecido pela Coordenação do Curso para elaboração de relatório técnico. Neste relatório o aluno detalhará as atividades desenvolvidas durante o período do estágio, e demais informações relevantes, segundo solicitado no roteiro.

 

INFORMAÇÕES

Coordenadoria de Gastronomia

Telefone: 19 3404 8768 / 3404 4700

O aluno formado em Tecnologia em Gastronomia no ISCA Faculdades, estará qualificado a atuar com excelência, apresentando técnicas de produção culinária com planejamento de cardápios e escolha adequada de insumos, com organização dos processos e padronização de receitas (elaboração de fichas técnicas); controle higiênico-sanitário e controle de custos em diferentes escalas de produção para diferentes modalidades de serviços. Além de cozinhar, os alunos são capacitados a administrar diferentes tipos de empreendimentos gastronômicos, podendo atuar nas mais diversas áreas, tais como: restaurantes, bares, cozinhas industriais, catering, eventos, buffets, consultorias e desenvolvimento de gestão de pessoas, jornalismo gastronômico, padarias, confeitarias, além de poder seguir carreira acadêmica, ou prospectar seu próprio negócio.

Coordenadoria de Gastronomia

Telefone: 19 3404 8768 / 3404 4700

 

PROFESSORES

MANOEL DIVINO DA MATTA JUNIOR

VALQUÍRIA AUGUSTI

LUDMILLA FERREIRA FONSECA

RENATA CHINELATTO DE CAMPOS

FERNANDO MARTINS

FABIANO SUZUKI

WALKIRIA TROPPMAIER

PAULA BOCAIUVA

 

 

A matriz curricular atualizada em 2020, conta com as disciplinas:

Disciplinas Teóricas: História da Gastronomia Brasileira e Internacional; Princípios Básicos de Nutrição e Segurança dos Alimentos; Tipologia e Conceitos dos Serviços Gastronômicos; Relações Etnico-Raciais e Direitos Humanos; Teoria e Produção de Texto; Ciência dos Alimentos; Empreendedorismo, Criatividade e Inovação; Gestão de Recursos Humanos; Psicologia; Responsabilidade Social e Ambiental; Planejamento Físico, de Cardápios e Equipamentos em Serviços de Alimentação; Finanças e Controle de Custos em Empreendimentos Gastronômicos e Administração mercadológica.

Disciplinas Práticas: Habilidades e Técnicas de Cozinha; Tecnologia de Alimentos; Confeitaria Básica; Cozinha Italiana; Cozinhas do Mediterrâneo; Cozinha Brasileira; Banquetes, eventos e Cozinha Fria; Cozinha das Américas; Cozinha Francesa; Confeitaria Profissional e Panificação; Serviço de Bebidas, sala e bar; Cozinha Asiática.

Prezamos pela interdisciplinaridade e pela teoria aplicada a prática profissional, para tanto temos as atividades práticas orientadas I, II, III e IV; desenvolvidas sob a orientação de um professor específico em cada semestre do curso. Isso proporciona a oportunidade de aplicação de vários conhecimentos adquiridos na resolução de problemas que envolvem o dia a dia na prática da Gastronomia. A Atividade Prática Orientada (A.P.O.) I acontece no primeiro semestre e está vinculada à disciplina de “Tipologia e Conceito dos Serviços Gastronômicos” e envolve os conhecimentos adquiridos também durante as disciplinas de “Princípios Básicos de Nutrição e Segurança Alimentar”; “História da Gastronomia Brasileira e Internacional”; a A.P.O. II ocorre no segundo semestre e está vinculada à disciplina “Tecnologia de Alimentos”; a A.P.O. III ocorre no terceiro semestre e está vinculada à disciplina de “Banquetes, Eventos e Cozinha Fria”; e no quarto semestre temos a A.P.O. IV, que está vinculada à disciplina de “Finanças e Controle de Custos em Empreendimentos Gastronômicos”. Para fazer a atividade prática orientada o aluno seguirá um roteiro específico, feito por cada professor responsável, mas para realizar a A.P.O. o aluno utilizará vários conhecimentos adquiridos em outras disciplinas para sua execução, sendo que na A.P.O.IV, o aluno utilizará os conhecimentos adquiridos em todo o curso e dará continuidade no projeto que iniciou com a escolha do empreendimento gastronômico escolhido para visitar na A.P.O.I. Também colocará em prática o cardápio de seu estabelecimento, elaborado na disciplina de “Planejamento Físico, de Cardápios e Equipamentos em Serviços de Alimentação”, verificando sua aplicação e viabilidade no levantamento de custos que fará para montar um empreendimento gastronômico , com base na disciplina de “Administração Mercadológica”; vinculados com a disciplina de “Finanças e Controle de Custos em Empreendimentos Gastronômicos”.

Todos os direitos reservados
© 2020 ISCA FACULDADES
Top