TURNO \ DURAÇÃO

Noturno - 4 Semestres

LOCAL

ISCA

CARGA HORÁRIA

Segunda a sexta

RECONHECIMENTO

.Autorizado pela portaria nº 585 de 17/08/2015, publicada no Diário Oficial da União em 18/08/2015.

O curso superior de Tecnologia em Gastronomia do ISCA faculdades foi desenvolvido a fim de atender as necessidades do mercado gastronômico e disponibilizar aos alunos um aprendizado de qualidade embasado no desenvolvimento de competências, para estar apto a atuar no mercado de trabalho de forma precisa.


Com o curso superior do ISCA Faculdades em Gastronomia, o aluno estará qualificado a trabalhar em inúmeras áreas do ramo gastronômico, pois no curso constam disciplinas que preparam o profissional para atuar além de um cozinheiro; ter bagagem suficiente para gerenciar um empreendimento, chefiar uma cozinha e principalmente prospectar o seu próprio negócio. Dentro da matriz curricular estão dispostas aulas teóricas e práticas para o treinamento e aprendizado de técnicas específicas de cada área e disciplina abordada.
O quadro de docentes é formado por profissionais experientes na área gastronômica e carreira acadêmica. Compartilhar a experiência do mercado de trabalho com os discentes é uma das primícias do curso, além de apresentar a realidade de forma clara e dinâmica, atrelar o embasamento técnico e prático é o quesito de maior importância e credibilidade do curso.


O curso tem a duração de 2 anos, no período noturno e se apresenta com a formatação com dois segmentos de aulas; Teóricas - em salas de aula padrão e Práticas - contando com uma infraestrutura adequada para cada disciplina, com laboratórios de química para abordar a química e reações da tecnologia de alimentos e os laboratórios de cozinha e restaurante/bar para aulas específicas.

Aulas teóricas: história da gastronomia brasileira e internacional, introdução a cozinha, ciência de alimentos, nutrição e segurança alimentar, conceito de serviços gastronômicos, produção de texto, relações étnicas raciais e direitos humanos, tecnologia de alimentos, empreendedorismo criatividade e inovação, gestão de recursos humanos, planejamento de cardápios, planejamento físico e equipamentos, finanças e controle de custos, responsabilidades social e ambiental.

Aulas práticas: ciência e tecnologia, habilidades e técnicas de cozinha, confeitaria básica, cozinha italiana, cozinha mediterrânea, cozinha brasileira, banquetes e eventos, cozinha fria, cozinha das américas, cozinha francesa, confeitaria profissional, panificação, bebidas, sala e bar, gastronomia industrial, hospitalar, cozinha asiática. Para que todos os conceitos sejam explorados, o curso trabalha com a interdisciplinaridade, fundindo todas as disciplinas acima abordadas, criando uma integração, deste modo o conteúdo final do curso fica ainda mais sólido e produtivo aos nossos alunos.

 

Laboratórios gastronômicos:

Disponibiliza aulas práticas, laboratórios equipados, Laboratório de Cozinha Profissional, Laboratório de Restaurante e Bar e Laboratório de Química. Os Laboratórios Gastronômicos contam com uma infraestrutura avançada, trazendo alta tecnologia em sistema de cocção para aulas práticas, equipamentos modernos para que os alunos tenham contato com o que há de mais avançado para produção de alimentos, bebidas e para a análise de produtos em laboratório químico.


Todo o projeto dos laboratórios gastronômicos, foram desenvolvidos a fim de oferecer aos alunos subsídios para que eles estejam em contato com os melhores equipamentos e estrutura física que a indústria nacional e internacional podem oferecer de melhor.


O Laboratório de Cozinha Profissional possui equipamentos de marcas reconhecidas no mercado gastronômico pela eficiência e qualidade na produção de alimentos. Um dos diferenciais do laboratório é o uso da mais nova tecnologia do mercado de sistema de cocção inteligente, onde o aluno terá a oportunidade de treinar em um dos fornos mais tecnológicos do mundo.


O Laboratório de Restaurante e Bar, foi desenvolvido de forma dinâmica para integrar a cozinha quando necessário para eventos e aulas de maior porte, com equipamentos que fazem parte do aprendizado do fluxo de restaurante e bar, criado com para as aulas de serviços gastronômicos, com equipamentos específicos para treinamento em bebidas (vinho, café, drinks, cervejas, destilados) e serviço ao cliente.

Visitas Técnicas para o Curso de Gastronomia:

Para a vivência dos alunos serão agendadas e indicadas visitas técnicas, para que conheçam e se aprofundem nos conceitos abordados no curso e façam uma imersão real no mundo da gastronomia. Conhecer produtores rurais, lojas segmentadas, restaurantes e serviços de alimentação diferenciados, além de pesquisa adicional, é válido e contribui no embasamento desse novo profissional.

INFORMAÇÕES

Coordenadoria de Gastronomia

Professora Doutora: Marcia de Lourdes Pereira de Francischi

Telefone: 19 3404 8768 / 3404 4700

E-mail: marcia.francischi@iscafaculdades.com.br

 

O profissional formado ou estudante da área de gastronomia pode atuar em diversos segmentos que abordem a gastronomia, alguns exemplos de segmentos: restaurantes, hotéis, empórios, industrias, hospitais, mercados, conveniências e buffets; Porém o profissional nessa área também tem a possibilidade de trabalhar em outras áreas sem a necessidade de realmente cozinhar, pois tem formação para gerenciamento e também dar consultoria na área gastronômica em finanças, administração, gestão de pessoas, criação de cardápios e novos empreendimentos.
Saber aproveitar as oportunidades do mercado com todo o aprendizado adquirido em curso, é o desafio do aluno concluinte.

O mercado necessita de pessoas que tenham visão e conhecimento na área e os alunos ISCA, possuem todos os requisitos para explorar esse nicho com total segurança e aptidão.

Coordenadoria de Gastronomia

Professora Doutora: Marcia de Lourdes Pereira de Francischi

Telefone: 19 3404 8768 / 3404 4700

E-mail: marcia.francischi@iscafaculdades.com.br

 

PROFESSORES

DANILO APARECIDO TRAVAIOLI

GABRIELA ALMEIDA BRUCOLI

LUDMILLA FERREIRA FONSECA

MANOEL DIVINO DA MATTA JUNIOR

RAFAEL FALCONI CANDIOTTO

SANDRO DIAS

TERESA CRISTINA DONGHIA CARDOSO

Atividades Complementares

Banquetes e Eventos Gastronômicos/Cozinha Fria

Ciência dos Alimentos

Confeitaria Básica

Confeitaria Profissional

Cozinha Asiática

Cozinha Brasileira

Cozinha das Américas

Cozinha Francesa

Cozinha Italiana

Cozinha Mediterrânea

Empreendedorismos Criatividade e Inovação

Estágio Supervisionado (P.D.)

Gastronomia Hospitalar e Industrial

Gestão de Recursos Humanos

Habilidades Técnicas de Cozinha

História da Gastronomia Brasileira e Internacional

Introdução à Cozinha Profissional

Panificação

Planejamento e Cardápios

Princípios Básicos de Nutrição e Segurança Alimentar

Projeto Integrador I

Projeto Integrador II

Projeto Integrador III

Projeto Integrador IV

Relações Étnicos Raciais e Direitos Humanos

Responsabilidade Social e Ambiental

Serviço de Bebidas, Sala e Bar

Tecnologia de Alimentos

Teoria e Produção de Texto

Tipologia e Conceito dos Serviços Gastronômicos

Top