TURNO \ DURAÇÃO

Noturno - 10 Semestres

LOCAL

ISCA

CARGA HORÁRIA

Segunda a sexta, das 19h15 às 22h

RECONHECIMENTO

Autorizado pela portaria nº1 de 07/01/2016, publicada no Diário Oficial da União em 07/01/2016.

O curso de Engenharia de Produção do ISCA Faculdades foi idealizado para atender as necessidades de um mercado altamente estratégico para o país e para a região de Limeira. Tem como objetivo oferecer aos alunos um aprendizado de alta qualidade apoiado no desenvolvimento de competências e habilidades, para que possam atuar de forma competente no mercado de trabalho.
O curso de engenharia de produção do ISCA Faculdades o aluno se qualificará para atuar em mercado cada vez mais seletivo e dinâmico. Além do preparo para atuar em diversos segmentos industriais e de serviços, será continuamente estimulado ao empreendedorismo. A matriz curricular do curso contempla aulas teóricas e práticas para o aprendizado, treinamento e aperfeiçoamento de técnicas específicas de cada área e disciplina abordada. O quadro de docentes do curso é composto por profissionais com experiência no mercado de trabalho, mestres e doutores preparados para oferecer os conhecimentos mais modernos e atualizados na área e, mais importante, compartilhar experiências da profissão. O curso tem a duração de 5 anos no período noturno e se oferece aulas teóricas em sala e aulas práticas com uma infraestrutura composta por laboratórios específicos e de informática para melhor simular as situações práticas da profissão.
As principais disciplinas que o curso oferece foram pensadas e configuradas para atender as necessidades do mercado de trabalho na área. Assim, as disciplinas de Física, Cálculo, Química, Informática e Introdução a engenharia de produção são exemplos de disciplinas que compõe a etapa básica do curso, um preparo para o que vem depois. No âmbito profissionalizante disciplinas como Pesquisa Operacional, Planejamento e controle da produção, logística e transportes, Projeto do Produto, Projeto da fábrica, Automação e Gestão de projetos, conduzem o aluno pelo apaixonante caminho da engenharia técnica e tecnológica. Por outro lado, disciplinas como Economia industrial, Engenharia econômica, Finanças, Processos decisórios, Gestão de empresas e Empreendedorismo leva o aluno ao mundo da gestão e decisões, necessários ao engenheiro para prepará-lo a uma importante atribuição de sua profissão: a gestão de empresas e preparo para o próprio negócio. Essas são apenas algumas das disciplinas oferecidas pelo curso.
Além disso, grande parte das disciplinas utilizam laboratórios específicos para o desenvolvimento das aulas. Portanto o curso dispõe de laboratórios de física, química, fluidos, eletricidade, informática, automação, processos, multimídia e muito mais.

Diferenciais do Curso de Engenharia de Produção:

O curso de engenharia de produção oferecido pelo ISCA tem como diferencial a sólida formação científica e profissional geral, que capacite o engenheiro de produção a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Assim, o curso tem como proposta a formação ampla e geral, sem ênfases que possam limitar a atuação profissional ou restringir o mercado de trabalho.

 

Visitas Técnicas para o Curso de Engenharia de Produção:

As visitas técnicas são parte integrante das atividades extra curriculares por se tratar de uma atividade de extrema importância para que o aluno possa integrar os conhecimentos obtidos em sala de aula com as atividades que desempenhará no mercado de trabalho, aprofundando os conceitos abordados no curso. O objetivo é a formação de um profissional com ampla visão da carreira de engenharia de produção.

INFORMAÇÕES

Coordenadoria de Engenharia de Produção

Professor: Jézer Oliveira Pedrosa

Telefone: 19 3404 4714

E-mail: jezer.pedrosa@iscafaculdades.com.br

Mercado de trabalho em Engenharia de Produção:

O Mercado de trabalho para o engenheiro de produção é bem variado.

O Engenheiro de Produção é um profissional diferenciado quando comparado com outras modalidades da Engenharia, pois possui formação significativa nas áreas de Administração, Economia, Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade e Produtividade, Ergonomia e Organização do Trabalho, Implantação de Sistemas de Produção, Planejamento Estratégico, Desenvolvimento de Produtos ou Processos, Gestão de Pessoas, dentre outras vertentes. As principais atividades que um Engenheiro de Produção realizará no âmbito da sua profissão são aquelas destinadas à organização e operacionalização dos sistemas de produção de bens e serviços. Desta forma, deverá buscar atingir os objetivos traçados, como limites de custos, metas de qualidade e prazos de entrega, responsabilidade social, segurança do trabalho e metas ambientais. O escopo de seu trabalho vai desde o projeto completo de sistemas produtivos, assim como o gerenciamento dos recursos neles empregados (pessoas, equipamentos, infra estrutura das instalações, matérias-primas e insumos, capital, máquinas, tecnologias, mercadologia, informações, etc), sempre com objetivo de entender o ambiente externo, o ambiente interno e obter sistemas mais produtivos e lucrativos possíveis, considerando a melhoria contínua dos mesmos, atendendo à legislação vigente com segurança do ser humano e respeito ao meio ambiente.

O mercado de trabalho, apesar da crise econômica que o país atravessa, encontra-se aquecido para engenheiros de produção. Um fato interessante é o de que a engenharia de produção, dentre todas as engenharias, é a que menos é afetada por crises econômicas e condições adversas de mercado, e também é a que menos perde em termos de desvalorização salarial.
A região de Limeira, por ser altamente industrializada e também muito forte na área de prestação de serviços, absorve com muita facilidade o profissional de engenharia, principalmente o engenheiro de produção.

Coordenadoria de Engenharia de Produção

Professor: Jézer Oliveira Pedrosa

Telefone: 19 3404 4714

E-mail: jezer.pedrosa@iscafaculdades.com.br

 

Cristiane Meneghel Dorizotto Colpas

Felipe Gagliardi Dimase

Jezer Oliveira Pedrosa

Juliano Gullo De Salvo

Laerte Francisco Rosolem

Marcelo Pinto Athayde

Ricardo Francischetti Jacob

Administração

Álgebra Linear

Atividades Complementares

Automação Industrial

Cálculo I

Cálculo II

Cálculo III

Cálculo Vetorial

Contabilidade

Custos Industriais e Orçamentos

Direito Legislação Ética

Economia

Eletricidade Básica

Empreendedorismo

Engenharia de Processos Metal- Mecânica

Engenharia Econômica e Finanças

Ergonomia

Estágio Supervisionado

Estatística

Estatística Aplicada a Engenharia de Produção

Estudo de Tempos e Métodos

Expressão Gráfica

Fenômenos de Transporte

Física Cinemática

Física Dinâmica

Geometria Analítica

Gerenciamento de Projetos

Gestão da Manutenção

Gestão da Mudança e Cultura Organizacional

Gestão de Operações e Serviços

Gestão de Pessoas

Gestão e Controle de Qualidade

Instalações Industriais

Logica e Linguagem de Programação

Logística e Cadeia de Suprimentos

Metodologia Cientifica

Metrologia Industrial

Operações Unitárias

Organização do Trabalho

Orientação Trabalho de Conclusão de Curso

Pesquisa Operacional I

Pesquisa Operacional II

Planejamento e Controle de Produção I

Planejamento e Controle de Produção II

Planejamento Estratégico

Projeto de Fabrica e Simulação de Sistemas Produtivos

Projeto e Planejamento do Produto

Projeto Integrador I

Química

Relações Étnicos Raciais e Direitos Humanos

Resistencia dos Materiais

Responsabilidade Social e Ambiental

Sistemas de Informações Gerenciais

Técnicas e Ferramentas de Melhoria Continua

Tecnologias de Fabricação I

Tecnologias de Fabricação II

Teoria e Produção de Textos

Termodinâmica e Máquinas Térmicas

Tópicos Avançados em Engenharia da Produção

Tópicos em Engenharia e Segurança do Trabalho

Top