INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação na pesquisa científica. É a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a Iniciação Científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a criação de uma nova mentalidade no aluno.

Em síntese, a Iniciação Científica pode ser definida como instrumento de formação de recursos humanos qualificados, de profissionais comprometidos com o progresso da ciência e da sociedade; além de ser um grande diferencial na formação acadêmica e profissional do discente.

A comprovação do treinamento na Iniciação Científica passou a ser requerida, nos últimos anos, como requisito adicional para a seleção de candidatos para os cursos de pós-graduação, pois permite a seleção de candidatos mais amadurecidos, muitos deles dispensando a etapa do mestrado, e na significativa redução da idade dos titulados, especialmente de doutores.

Além disso, a Iniciação Científica exerce impacto decisivo no mercado de trabalho, visto que uma graduação que tenha como alicerce a pesquisa agrega valor no curriculum vitae do aluno e responde a um dos quesitos de excelência na formação universitária.

Quem faz Iniciação Científica, sem dúvida, está um passo à frente com relação à visão de mundo!

INSCRIÇÕES

Inscrições: no período de 10 de novembro a 13 de dezembro de 2016, na Secretaria da Instituição, mediante entrega do projeto (CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD DO MODELO).
Podem se inscrever neste programa os alunos regularmente matriculados em todos os cursos de graduação da Instituição e que tenham concluído o primeiro e segundo semestres letivos de seus cursos.
Poderão ser inscritos projetos com até três alunos, devendo ser feita uma inscrição para cada discente. As inscrições serão realizadas somente na Secretaria Geral do ISCA Faculdades por meio de requerimento.

BOLSAS

São oferecidas bolsas de estudos aos dois primeiros classificados de cada curso no Processo Seletivo do PIC que não estejam cursando o último ano ou desfrutem de outro tipo de bolsa, sendo uma por projeto. Há também a opção de participar do programa sem receber bolsa.

TEMAS

Os temas para pesquisa devem ser preferencialmente relacionados a Limeira e região, visando contribuir para o crescimento econômico e/ou social de nossa cidade e cidades vizinhas.
A orientação de cada projeto será realizada por professor orientador com titulação mínima de Mestre. Para obter mais informações sobre orientação, o discente deve procurar o Coordenador de seu curso.
Após a escolha do tema, o interessado deve elaborar um projeto conforme modelo fornecido pela Coordenadoria do Programa.

PROCESSO DE SELEÇÃO

O Processo Seletivo do PIC consta de duas fases:
  • primeira: prova escrita – elaboração de uma dissertação com tema definido no momento da realização da prova;
  • segunda: análise de curriculum vitae do aluno e entrevista sobre o projeto, somente para os alunos aprovados na fase anterior.

CONTATO

Informações diretamente na Coordenadoria: Telefone: (19)3404-4745 – e-mail: pic@iscafaculdades.com.br.

Top