Laboratórios Gastronômicos

O curso superior de tecnologia em Gastronomia conta com laboratórios especializados para as aulas, sendo que todos eles se encontram em pleno funcionamento na Instituição. Os laboratórios destinados às atividades acadêmicas do curso atendem plenamente às necessidades previstas no projeto pedagógico quanto à infraestrutura, qualidade, diversidade dos equipamentos e sistema de segurança, o que acaba por facilitar as aulas teóricas/práticas.

Tendo em vista a multidisciplinaridade e estreita relação teoria/prática previstos no curso de Gastronomia e a atuação possível do profissional egresso, é imprescindível que as aulas práticas sejam conduzidas em condições semelhantes àquela do mercado de atuação profissional. Para simular este ambiente de trabalho, a IES oferece 3 (três) laboratórios específicos para atuação nas diferentes áreas de formação específicas previstas na matriz curricular. Os laboratórios específicos utilizados pelos alunos da gastronomia são:

1 (um) Laboratório de Cozinha; 1 (um) Laboratório de Confeitaria e Panificação e 1 (um) Laboratório de Restaurante.

No Laboratório de Cozinha estão previstas aulas de habilidades de cozinha e cozinhas internacionais e para isso conta com equipamentos como fogões, refrigeradores, forno de alta tecnologia em cocção, processadores, liquidificadores, batedeiras entre ouros utensílios e equipamentos necessários para produção específica.

No Laboratório de Confeitaria e Panificação estão previstas aulas de confeitaria, panificação, italiana, cozinha fria e para isso conta com equipamentos como masseira, fermentadora, fornos de lastro e panificação, freezer, refrigerador, cilindro de massas, máquina de gelo, liquidificadores, batedeiras e utensílios específicos de produção.

Já no Laboratório de Restaurante, o objetivo é desenvolver habilidades práticas de serviço de restaurante, montagem de mesas e finalização de preparações aos comensais, serviço ao cliente, elaboração de jantares e coffes, aulas de serviço de bebidas e cafés, reuniões e workshops, e para isso há disponíveis louças, copos, talheres, toalhas, fogão, bancadas, mesas e cadeiras, sistema de climatização, máquina de café profissional e utensílios de ações específicas.

Assim, nestes diferentes ambientes está prevista a infraestrutura necessária para desenvolver no aluno uma série de habilidades profissionais ligadas ao conhecimento da cozinha quente, cozinha fria, cozinha francesa, cozinha italiana, cozinha internacional, práticas panificação e confeitaria além de introdução às habilidades, práticas e serviços em eventos. Cabe destacar que estes ambientes se encontram suficientemente equipados para todas atividades práticas, com todos equipamentos modernos, instrumentos e materiais diversificados e todo o aparato que uma cozinha profissional deve conter. As salas são espaçosas e amplas, permitindo a divisão dos alunos em bancadas práticas durante a atividade de preparo do alimento, sendo que no laboratório de cozinha e de confeitaria além da área do aluno, existe a área do professor onde ocorre a apresentação e as demonstrações práticas para orientação das atividades do dia e acompanhamento de processos.

Os laboratórios de cozinha e confeitaria são interligados para que haja uma visualização de área e acesso fácil entre as salas para acompanhamento das atividades pelo técnico dos laboratórios que auxilia o professor e os alunos durante o processo de aprendizagem, esse profissional tem formação em gastronomia para que possa atender a demanda e solucionar necessidades. A sala anexa é destinada ao armazenamento dos produtos e insumos alimentícios é o ambiente de organização das aulas e suporte técnico, de acesso apenas do profissional técnico ou do professor. O almoxarifado dispõe de uma coleção de materiais e instrumentos de cozinha em número suficiente, que podem ser selecionados em função das demandas práticas. É importante destacar que todos os laboratórios do curso de Gastronomia atendem as normas de segurança e de acessibilidade.

Laboratório de Cozinha Profissional
Laboratório de Cozinha Profissional
Laboratório de Restaurante e Bar
Laboratório de Restaurante e Bar

Laboratórios de informática

Temos 04 laboratórios, bem equipados, para uso integral em disciplinas envolvendo programação, desenho assistido por computador e arquitetura, além do uso esporádico em disciplinas envolvendo cálculos, métodos numéricos e probabilidade, topografia, instalações elétricas e hidráulicas, estruturas metálicas, de madeira e de concreto, além de gerenciamento de obras, e metodologia científica.

Laboratórios de Química

O objetivo principal é mostrar aos alunos como os conceitos aprendidos em sala de aula são aplicados na prática. Como a Química está presente em tudo, qualquer assunto pode, a princípio, ser direcionado para a prática reforçando a aprendizagem de determinada teoria. Os laboratórios de Química Inorgânica e Orgânica foram reformados e a compra de materiais reagentes ocorre frequentemente. Para que o aluno possa se preparar previamente para as aulas práticas, são preparadas apostilas das disciplinas experimentais, facilitando a relação Teoria-Prática. As aulas experimentais seguem Protocolos Operacionais (POPs) preparados pelos professores e disponibilizados no Sistema de Apoio permitindo aos discentes a oportunidade de prepararem-se com antecedência.

Laboratório de Química
Laboratório de Química

Laboratórios de Física

Este laboratório conta com uma área de 75 m², localizado no bloco I, sala I103. Possui 6 mesas, atendendo um total de 24 alunos por hora/aula. Para ministrar laboratórios das seguintes disciplinas: Física e Eletricidade Básica.

Laboratório de Física

Laboratório de Eletrônica e Eletrotécnica

Este laboratório conta com uma área de 75 m², localizado no bloco I, sala I104. Possui 6 mesas, atendendo um total de 24 alunos por hora/aula. Para ministrar laboratórios das seguintes disciplinas: Materiais Elétricos, Medidas Elétricas e Eletrônica Industrial de Potência.

Laboratório de Eletrônica e Eletrotécnica
Laboratório de Eletrônica e Eletrotécnica

Estúdio de TV

O Estúdio de TV permite ao aluno de Comunicação Social, realizar atividades técnicas de produção de peças para teledifusão, possibilitando a compreensão dos procedimentos adotados na produção, gravação e edição de peças publicitárias para TV, mediante exercícios práticos e produção comerciais em vídeo, técnicas de edição e o exercício prático de ilhas de edição não-lineares (digital). Esse contato com o material faz com que o aluno desmistifique suas relações com os equipamentos televisivos e possa operá-los com segurança e tranquilidade.

Esse é o local em que o educando aprende não apenas as técnicas, mas também a diversidade infinita das manifestações da linguagem televisual, sua operacionalização, aplicação e resultados.

Estúdio de TV
Estúdio de TV

Estúdio de Rádio

O estúdio de rádio cumpre o papel de familiarizar o aluno com todos os procedimentos radiofônicos de produção de anúncios, seus limites e suas possibilidades. No curso de Comunicação Social, ele é utilizado nas disciplinas Radiojornalismo e Produção Publicitária em Rádio.

Atende às práticas de edição de Spots e jingles, montagem de programas, edição de produção e sonorização de trabalhos (escolhas de trilhas sonoras, efeitos, etc).

Estúdio de Rádio
Estúdio de Rádio

Biblioteca

A Biblioteca do ISCA Faculdades está constituída com intuito de atender às necessidades dos cursos de graduação com o objetivo de complementar o processo educativo (ensino/aprendizagem), conduzindo o aluno na busca da informação necessária ao seu desenvolvimento. Considerando os diferentes níveis de conhecimento e diversidade de interesses existentes na comunidade acadêmica e visando sempre a satisfação do usuário final, a Biblioteca do ISCA Faculdades tem buscado no uso eficaz das tecnologias emergentes da informação as alternativas de orientação à sua comunidade, atuando como intermediária durante a realização das pesquisas, proporcionando um atendimento individualizado e objetivando o preparo dos usuários para realização de suas próprias pesquisas.

A Biblioteca “Prof. Dr. Alfonso Trujillo Ferrari” do ISCA Faculdades, reinaugurada no ano de 2000, é registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª região sob número 2879

Funcionando como fonte de consultas e referências, a Biblioteca cumpre um importante papel na formação e na vida profissional do educando, constituindo-se uma das grandes possibilidades laboratoriais para o aprendizado acadêmico.

Com uma área de 600m2, atende a alunos, professores e funcionários e se coloca à disposição de toda comunidade para consulta, oferecendo os recursos de pesquisa disponíveis e o apoio de bibliotecária e equipe de atendimento.

Oferece como suporte de ensino a toda comunidade acadêmica, A Biblioteca dispõe de módulos de leitura individual, salas de leitura em grupo, espaço reservado para exposição e leitura dos últimos números dos periódicos recebidos, terminais de consulta e de acesso à internet, auxílio à pesquisa e consulta do acervo, empréstimo domiciliar, serviços de impressão, área física de armazenamento do acervo.

Com acervo constituído de livros, teses, monografias, periódicos, obras de referência, é de livre acesso e oferece através de URL: www.iscafaculdades.com.br, onde através do ícone “Biblioteca” o usuário poderá efetuar pesquisa e reserva da obra.

Organizacionalmente, a Biblioteca "Prof. Dr. Alfonso Trujillo Ferrari" está subordinada à Diretoria Acadêmica, e caracterizada como órgão suplementar. Está setorizada para o atendimento ao público e processamento técnico

Adota o sistema de classificação de assunto CDD – Classificação Decimal de Dewey. Por esse sistema estão reunidos, no mesmo local, materiais que enfocam o mesmo assunto em ordem alfabética por autores e títulos.

A Biblioteca recebe jornais diários e revistas, disponibilizados à livre consulta da comunidade acadêmica. Cabe destacar que o acervo da Biblioteca está instalado em espaços com iluminação adequada para a armazenagem dos livros, extintores de incêndio, sinalização bem distribuída e visível. A Biblioteca conta com instalações para estudos em grupo, atendendo às necessidades dos alunos e professores.

Biblioteca
Biblioteca
Biblioteca
Biblioteca
Top